Tuesday, April 13, 2010

O Pavão

Constelação moderna, Pavo foi introduzida pelos navegadores holandeses Pieter Keyser e Frederick de Houtman , que cartografaram o céu do Hemisfério Sul entre 1595 e 1597 . É uma constelação difícil de ser visualizada no céu, por ser constituída, na sua maioria, por estrelas de fraco brilho. Localize-se a Sul de Escorpião, tentando encontrar a estrela mais brilhante da constelação de Pavo.
Por ser uma constelação moderna, não possui nenhuma lenda associada, mas existe uma lenda antiga que explicava a origem dos desenhos nas penas do Pavão:
Conhecido pelas suas infidelidades para com a sua esposa Hera, Zeus havia tido um relacionamento com a mortal Io. Para proteger Io da fúria de Hera, Zeus transformou-a numa vaca branca. Desconfiada, Hera deixa o mítico guerreiro Argus, cujo corpo estava coberto de olhos, a guardar a vaca. Zeus pede secretamente a Hermes que tente adormecer Argus, tocando flauta e contando-lhe histórias. Contra todas as expectativas, Hermes consegue que Argus feche todos os olhos, pela primeira vez na sua vida, e adormeça, aproveitando para o matar e libertar Io. Como homenagem ao seu fiel guerreiro, Hera teria colocado, para sempre, os olhos de Argus na plumagem da sua ave de estimação, o Pavão.


No comments:

Post a Comment