![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEii6TaiDdpokJkxXMKBMiKUb5WVxjkKtxrHvc-wRvfEH8fgYhc-53hTEu8aatw1fO_iTwGuutN2IAD1Ybab2y2lSlpCo46UEcUBHjTLAztj8VMSpSmiSFHKj-Uif-BrcaPKJlUSuL-hus4g/s400/hortencias.jpg)
Nos Açores é considerada invasora e perigosa para a flora nativa. Nas montanhas podem-se observar de longe como que "muros" coloridos de hortênsias, o que impressiona os turistas pelo efeito. No sul do Brasil, estado do Rio Grande do Sul, existe uma região denominada "Região das Hortênsias", caracterizada pelo ajardinamento de casas e rodovias com esta espécie. Gramado, cidade mais representativa desta região turística, tem a hortênsia como sua flor símbolo. Em função da altitude e do clima ameno, a hortênsia está extremamente difundida em Campos do Jordão.
As hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, que as torna venenosas. Este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.
A cor das flores de hortênsia depende muito do pH do solo: solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa.
No comments:
Post a Comment